Nota de Repúdio ao Decreto nº 11.999/2024

A Sociedade Brasileira de Ultrassonografia (SBUS)
vem a público se posicionar frontalmente contrária ao Decreto nº
11.999, publicado em 17 de abril de 2024.

No nosso entendimento, este Decreto foi fruto de tratativas sem a devida participação dos membros da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), bem como, das outras
entidades médicas importantes para esse tema.

A CNRM tem papel fundamental na qualidade da formação médica e assistência à população brasileira.

Entendemos que, da forma como foi elaborado, esse Decreto escancara a total ausência do entendimento entre as partes interessadas. Esse equivocado Decreto, além de não ouvir as entidades representativas dos médicos, promove propositadamente um aumento no número de representantes do governo na CNRM, causando nitidamente um desequilíbrio nas decisões da Comissão, assim como, afronta a qualidade do ensino e a qualificação de novos médicos.

A SBUS reitera que esse decreto necessita de profundas mudanças e se coloca ombreada com outras entidades para que a qualificação do médico no Brasil não sofra ainda mais.
Reiteramos nossa posição de lutar para assegurar que a educação médica no país seja de qualidade para salvaguardar principalmente a saúde da população.

Atenciosamente,

Pedro Pires